Grupo dedicado às mulheres que enxergam na imagem não apenas o instrumento de trabalho ou testemunho do vivido mas suspeitam da sua potência terapêutica e transformadora.
Num ciclo de 11 encontros, vamos realizar uma série de passagens-rituais, com uso de fotografia, em busca do desbloqueio da criatividade e auto-cura.
Cada ritual será dedicado a uma experiência, um evento do passado que nem sempre foi vivido de forma consciente, mas que formatou nossa existência feminina, nossa visão de mundo e nossa potência em se expressar e comunicar com e para o mundo. A proposta foca no mergulho profundo no seu universo interno presente mas também sugere uma viajem ao passado: aos lares, colos e braços já conhecidos e ocupados em busca de reescrever as histórias e modificar a visão de si mesma.
Os rituais serão ambientados pela parte teórica que objetiva criar o campo de reflexões a respeito da fonte da criatividade, o funcionamento da memória, a arte feminista e a ressignificação de si.
Cada encontro terá duração de duas horas. Os encontros que visam a geração de um ritual serão compostos pela parte das referências relacionadas ao tema do encontro e, num segundo momento, pela parte relacionada ao próprio ritual. Para cada ritual será sugerida uma técnica, abordagem diferente ancorada na fotografia, entre elas: trabalho com arquivo, texto & imagem, colagem, antotipia. Para auxiliar você no processo criativo, 3 videos com as explicações sobre as técnicas propostas e exemplos dos meus trabalhos farão parte do material deste curso.
Não é necessária experiência prévia.