Oferecido por: AFROFILE EDUCACAO E MEMORIA AFROBRASILEIRA LTDAadmin@afrofile.com.br
Revisitar a nossa história é uma oportunidade para ressignificar as memórias, reforçar as tradições e valorizar as culturas diversas de um povo.
Olhar o passado com os questionamentos e desafios do presente nos permite reparar injustiças e pactuar novas garantias de condições justas de cidadania e equidade para todos e todas.
Propomos uma releitura da história e memória que deram origem à identidade de nação e povo brasileiro. Trazendo os elementos afrocêntricos omitidos. Recontando fatos já aprendidos e registrados, na perspectiva negra, através de estudos e pesquisas “decoloniais”.
O Afrofile propõe um curso de formação que evidencia a matriz africana como uma das fundantes desse país. Sem deixar de lado a complexidade das relações étnico raciais em nossa sociedade. Com conteúdos pouco trabalhados pelo sistema formal de ensino e, por isso, capazes de alterar a perspectiva dos participantes sobre o passado e o presente da nossa nação. Estudos apontam a educação como um mecanismo de reprodução das desigualdades, em especial a étnico racial. E a naturalização das desigualdades étnico raciais no Brasil opera de modo eficiente, dificultando um olhar mais cuidadoso sobre os resultados dessas desigualdades no sistema educacional.
Educar sobre nosso passado, informar sobre preconceitos, fortalecer identidades, acolher e mediar conflitos entre crianças, jovens e até adultos na experiência escolar, é a chave para a equidade racial. É preciso aprender para propor condições de aprendizagem concretas. Para mudarmos que considere a presença fundamental dos negros em seus quadros e em nossa história. E com isso, no currículo cotidiano, proporcionar outros encontros identitários de inclusão, sucesso e, portanto, aprendizagens positivas.