Oferecido por: CTA Eletrônicamariopp@ctaeletronica.com.br
Você é estudante de eletrônica, seja de nível técnico ou de graduação? Chegou a hora de verificar como está sua preparação para o mercado, seja a nível de conhecimento teórico ou a nível de análise de defeitos.
Com 3 mil exercícios distribuídos em 64 blocos com aproximadamente 50 exercícios cada, vai criar um processo de retenção de informações incrível!
ATENÇÃO: Os exercícios possuem 5 alternativas em sua maioria, mas não há resposta para conferência. Mas há três formas de conferir as respostas:
1 - Encontros de 15 em 15 dias, às quartas-feiras (20h), onde alguns exercícios ou dúvidas dos participantes, serão sanadas pelo coordenador de cursos Mário Pinheiro
2 - Grupo de whatsapp com auxílio de colegas de grupo
3 - Canal do youtube de Mário Pinheiro, onde muitos exercícios estão explicados em detalhes.
Conteúdo dos blocos de exercícios FASE 4:
Características (number - polarity - package - lead); Vcb - Vce - Ic - Tj max - Ptot - FT min - COB max; Várias circuitos e parâmetros para substituição.
fonte regulada com controle pelo negativo; Análises de defeitos fonte regulada (controle negativo);
Amplificadores operacionais; Operacional como comparador de tensão; O operacional trabalhando com realimentação negativa; A entrada inversora com realimentação e entrada de sinal; Amplificação de sinais diferenciais ou balanceados.
Amplificação de sinais diferenciais - bobina magnética e HALL; O circuito Schmitt Trigger; Os pontos NSD e NID (Nível Superior e Inferior de Disparo); Os filtros de frequências ativos;
Os circuitos compressores com ajuste de threshold (limiar); threshold, ratio (faixa) e gain; Os circuitos operacionais usados em equalizadores; O equalizador gráfico GE-400 - Cygnus; Análise de defeitos com malhas simples e complexas; O funcionamento do KIT M4-1 detector de defeitos intermitentes.
A válvula diodo; a válvula triodo; A amplificação de sinais e inversão de fase na válvula; Amplificador classe A e o amplificador PUSH-PULL valvulado; A válvula tétrodo e a válvula pentodo; O amplificador PUSH-PULL completo; Análise de defeitos com circuitos valvulados.
Análise de Defeitos de Amplificadores de Potência; A amplificação e reforço do sinal em alta potência; Os amplificadores em ponte (Bridge).
Amplificadores de potência com fonte simétrica; Amplificadores Bridges de alta potência (12V); Amplificadores Classe G e H (fonte baixa e alta); Amplificador AIWA NSX-F9 - circuito de proteção; Circuitos classe H para amplificadores com 12V; Amplificadores com potência entre 500 e 2000WRMS.
Amplificador Classe D; Amplificador Classe D em ponte (bridge); Filtros finais - crossover - equalização; Sonorização profissional PA (Public Address); Som ambiente e as linhas de 70V e 210V; saída DDX.
Sistemas de numeração decimal e binário; Conversão Binário-decimal-binário; Códigos binários BCD - Binário Gray; Código ASCII e tabela ASCII; BIT - BYTE e sua relação; Sistema Numérico Hexadecimal
O sistema binário em eletrônica digital; As portas lógicas AND - OR - INVERTER; As portas lógicas XOR - NAND - NOR - XNOR; Flip-Flops com portas lógicas e o CLOCK; Registradores - registrador paralelo
Registrador de deslocamento - LSB e MSB; Conversor série-paralelo - preset e clear; Conversor paralelo-série - família TTL- características TTL - tabela de integrados TTL; Família CMOS; características e montagem; Relação de integrados CMOS; Análise de defeitos em circuitos digitais; Contadores - Multiplexadores - Demultiplexadores.
Conversor digital-analógico e analógico-digital;
Fonte chaveada série e fonte chaveada paralela; Exercícios como jumpear fontes chaveadas séries e paralelas; Conversor step-down - step-up - Voltage Inverting Converter; O versátil integrado MC34063 (várias configurações).
Conversor Step-Down auto-oscilante com diodo retificador; Conversor Step-Down com booster de enrolamento secundário; Controle e Estabilização do conversor auto-oscilante; A realimentação negativa com acoplador óptico; Fonte de alimentação para o PC.