Oferecido por: Cinema em Cenacinemaemcenamkt@gmail.com
Cineclube encabeçado por Pablo Villaça, com encontros toda segunda-feira às 20h.

Tema de MARÇO 2025:
QUADRINHOS SEM HERÓIS

Desde que a Marvel inaugurou seu Universo Expandido com Homem de Ferro, em 2008, tem se tornado cada vez mais difícil ir ao Cinema sem tropeçar em um filme protagonizado por personagens usando capas, uniformes e combatendo supervilões que ameaçam o planeta geralmente através de alguma arma que envolve um raio roxo, verde, azul ou vermelho sendo projetado rumo ao céu. Trata-se de uma fórmula que vem revelando cada vez mais suas fragilidades narrativas (e uma falta de imaginação tremenda para um gênero paradoxalmente conhecido como “fantasia”), embora pontualmente ainda surja alguma obra capaz de surpreender (os dois Aranhaversos são um exemplo disso).

No entanto, há muitas outras histórias originadas no formato de quadrinhos que, fugindo de super-heróis indestrutíveis que tendem a morrer e a ressuscitar de tempos em tempo, nos oferecem um olhar particular sobre a sensibilidade artística de seus criadores. Histórias que se encaixam em vários gêneros, exploram os temas mais diversos e constroem personagens complexos que nos envolvem, encantam, divertem ou aterrorizam (em certos casos, simultaneamente).

Pois a oitava edição do CineClube Cinema em Cena discutirá filmes baseados neste tipo de material e que refletem essa diversidade em suas abordagens narrativas, criando experiências que vão do estudo de personagem à jornada histórica, do naturalista ao estilizado, do pacifismo à mais pura violência.

Como sempre, ainda que nossos encontros aconteçam online e ao vivo (sempre às segundas-feiras, às 20h), todos ficarão gravados para que você possa conferi-los quando for mais conveniente (ou revê-los sempre que quiser). ?Você poderá se inscrever para participar de encontros específicos ou para todos os quatro – neste caso, com um valor promocional. Cada filme abrirá portas para discussões não só sobre suas histórias e temas particulares, mas para elementos da linguagem cinematográfica e da História da Sétima Arte – um debate acessível para todos os públicos. (Além disso, os inscritos receberão links que direcionam aos filmes selecionados para que possam encontrá-los com facilidade.)

As vagas são limitadas!

Vamos iniciar a leitura/sessão?


Filmes discutidos:

Encontro #01 (10/03): Anti-Herói Americano (American Splendor, 2003), 101 minutos

Encontro #02 (17/03): Persépolis (Persepolis, 2007), 96 minutos

Encontro #03 (24/03): Ichi, o Assassino (Koroshiya 1, 2001), 129 minutos

Encontro #04 (31/03): Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim vs. the World, 2010), 112 minutos