Cineclube encabeçado por Pablo Villaça, com encontros toda segunda-feira às 20h.
Tema de OUTUBRO 2025:
TERROR EXISTENCIAL
A 15ª. Edição do CineClube Cinema em Cena, que acontece em Outubro, não se esquece de como o mês vem se tornando cada vez mais associado ao terror em função da exportação cultural do Halloween. No entanto, para não nos rendermos de vez a costumes outros, decidimos fazer uma adaptação que se adeque melhor aos tempos atuais e trocar os monstros externos por versões mais pessoais, entrando em um território cinematográfico que transcende o susto fácil para explorar medos mais profundos: o Terror Existencial.
Em vez de Freddy Krueger, Michael Myers ou Jason Voorhees, temos questionamentos sobre a natureza da realidade, a fragilidade da identidade e o próprio sentido da existência.
Mais do que provocar medo, o terror existencial instiga uma sensação de desorientação que nos assombram muito depois dos créditos finais por sugerir que o verdadeiro horror não está no desconhecido, mas na possibilidade de que o universo seja indiferente à nossa presença e que nossas vidas, memórias e afetos possam ser meras ilusões.
Para esta jornada filosófica e aterrorizante, selecionamos quatro obras que, cada uma à sua maneira, desafiam nossas percepções de modo fascinante, indo de clássicos do cinema a obras contemporâneas que reinventam a narrativa.
Como de costume, nossos encontros acontecerão online e ao vivo, permanecendo gravados para quem preferir assistir (ou reassistir) posteriormente. Você pode se inscrever para sessões avulsas ou garantir sua vaga para o mês inteiro com valor promocional. E, claro, os inscritos receberão links que direcionam aos filmes em discussão para garantir que todos possam vê-los antes dos encontros.
Prepare-se para questionar tudo o que você acredita ser real.
Filmes discutidos:
Encontro #01 (13/10): Inverno de Sangue em Veneza (Don't Look Now, 1973), 110 minutos
Encontro #02 (20/10): Estou Pensando em Acabar com Tudo (I'm Thinking of Ending Things, 2020), 134 minutos
Encontro #03 (27/10): Solaris (1972), 167 minutos
Encontro #04 (03/11): Cidade dos Sonhos (Mulholland Drive, 2001), 147 minutos