Este curso oferece um guia completo para profissionais que desejam aprofundar seus conhecimentos no tratamento de adultos com trauma complexo e questões de apego, utilizando as 8 fases da Terapia EMDR.
O trauma complexo, agora um diagnóstico reconhecido dentro do CID-11 da Organização Mundial da Saúde, é tipicamente associado a uma série de eventos traumáticos, como aqueles vivenciados em guerras, violência doméstica, tráfico de pessoas ou maus-tratos na infância. O desenvolvimento de sintomas de trauma complexo também é impactado pela constituição genética e condições ambientais.
Os sintomas de trauma complexo podem tornar-se obstáculos para a utilização da terapia na cura de traumas. A regulação de afeto deficiente, humor negativo, autoculpa irracional e sentimentos de desconfiança podem levar a defesas mal-adaptativas e evitação do tratamento de traumas. A regulação de afeto deficiente pode levar à perda de orientação para o presente e emoções avassaladoras ao abordar o trauma. Sentimentos de separação e alienação podem interferir na utilização do relacionamento terapêutico para suporte.
Nessa situação, podem ser usadas estratégias específicas na fase de preparação e reprocessamento do EMDR para auxiliar clientes com regulação emocional, desenvolvimento de confiança terapêutica e reprocessamento eficaz de material traumático. Estudos de caso, vídeos e palestras/slides ajudarão os participantes a se prepararem para implementar as estratégias de EMDR em sua prática terapêutica.
Métodos de ensino: apresentação de slides, vídeos, estudos de caso
Objetivos:
Os participantes serão capazes de…
1) Diagnosticar TEPT complexo conforme definido pela CID-11.
2) Reconhecer sintomas de trauma complexo e padrão de apego inseguro
3) Fornecer atividades de fase de preparação para EMDR, atividades de recursos eficazes para estabilizar sintomas complexos de TEPT.
4) Utilizar o self do terapeuta para aumentar a confiança epistêmica e reduzir as defesas.
5) Criar uma sequência de alvos apropriada às necessidades do cliente.
6) Gerenciar fases de reprocessamento por meio do continuum EMD conforme necessário.
7) Criar uma história terapêutica como uma abordagem suave ao material traumático.
8) Utilizar entrelaçamentos eficazes enquanto apoia o cliente
- Debra Wesselmann é cofundadora do The Attachment and Trauma Center of Nebraska e atua há mais de 30 anos no tratamento de traumas de apego. Instrutora do EMDR Institute e membro do conselho editorial do Journal of EMDR Practice and Research, é autora de diversos artigos e livros, incluindo capítulos em coautoria com Francine Shapiro. Seu trabalho inclui manuais de EMDR voltados ao tratamento de traumas de apego em crianças e adultos. Reconhecida internacionalmente, realiza apresentações nos EUA e em diversos países.