Prazer! Sou @ellenreginacontadora e reuni nesse material o conteúdo que considero ser meu "corebusiness":
Em 2024, com todas as alterações na obrigatoriedade, quase 4 milhões de declarantes foram desobrigados a declarar, e mesmo assim, foram transmitidas quase 43 milhões de declarações (42.421.153), até as 23h59 de 31 de maio.
O contribuinte teve a oportunidade de destinar até 6% do valor devido do IRPF para projetos sociais. Foram feitas 237.081 doações, totalizando R$ 330,43 milhões, sendo 59% destinadas à Criança e Adolescente e 41% a Pessoa Idosa.
Para 2025 está previsto que sejam entregues aproximadamente 46,2 milhões de declarações
Todas essas declarações dependem de necessário conhecimento especializado a fim de evitar a fiscalização de malha fina, multas, juros e a temida lista bloqueio.
Pensando nisso, decidi agregar conhecimento para três públicos distintos:
- O contador que já entrega declarações de IRPF, mas sente a necessidade de estudar tributação em renda variável para aumentar seu portfólio;
- O contribuinte que deseja entregar sua declaração com segurança, desde o básico até investimentos de bolsa de valores;
- O profissional liberal que quer desenvolver esse estudo para capacitação técnica e a prestação de serviço de assessoria de imposto de renda.
Para marinheiros de primeira viagem, o imposto de renda pode parecer uma tarefa complexa e difícil, mas eu garanto que é mais simples do que você imagina.
Independente do público em que você se encontra, se contribuinte ou prestador de serviços IRPF, saiba que a responsabilização por qualquer prejuízo advindo da omissão de informação ou documentação é do contribuinte detentor daquele CPF.
Daí a importância de estarmos preparados com nossos estudos em dia, para termos tempo hábil de aprender e aplicar na prática a auditoria dos dados com a intenção de se evitar inconsistências e problemas com a fiscalização.
Vamos aprender a domar essa fera juntos?!