Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade presente na estrutura ou na função do coração que surge durante a gestação, no desenvolvimento embrionário, enquanto se forma o coração do bebê.
Algumas pesquisas já demonstram que a população adulta portadora de cardiopatias apresenta um alto índice de obesidade e desenvolve com maior facilidade doenças como diabetes, dislipidemias e até hipertensão arterial. Sabemos que os exercícios físicos protegem e controlam esses fatores de risco, principalmente o sobrepeso e a obesidade.
Dessa forma, é recomendada a prática de atividades físicas desde o começo da vida, sempre com cautela e respeitando as condições de cada paciente assim como suas limitações decorrentes.
Sendo assim, a Coração & Perfusão, em parceria com a Fitness Cardio, preparou um breve guia para pais, pacientes, médicos e equipe multiprofissional da área da saúde para a orientação sobre a forma adequada de praticar atividades físicas quando se tem uma cardiopatia congênita.
Esperamos que esse conteúdo seja útil e traga mais leveza sobre a forma de conduzir a vida convivendo com essa condição.
A Educação em Saúde Salva Vidas!