Quais são os nutrientes que o cérebro utiliza para a produção de energia? Como acontece a produção de ATP no cérebro? Quais são as suas necessidades do ponto de vista energético? O cérebro é um órgão altamente produtor e consumidor de energia (ATP) e oxigênio. Sem disponibilidade adequada de ATP, inúmeras funções ficam prejudicadas, inclusive síntese de neurotransmissores, aquisição de informações (memória), síntese de membranas neuronais, transporte de moléculas para o meio intracelular. Por este motivo, devemos prezar pela otimização da produção de ATP pelo cérebro, assim como suprir toda a demanda nutricional necessária.
Em declínio cognitivo, Alzheimer e menopausa, por exemplo, o cérebro precisa de combustível adicional pois, nestas situações, a bioenergética celular é alterada e precisa ser modulada.
A programação da dieta e suplementação, se necessário, é fundamental para que consigamos otimizar a produção de ATP pelo cérebro e trazer mais saúde emocional, cognitiva e prevenção de doenças como Alzheimer e declínio cognitivo.