Neste curso você aprenderá a estruturar os protocolos para o desenvolvimento e monitoramento de ferramentas de controle de qualidade aplicadas a laboratório de mineração e geoquímico, onde, a partir de dados práticos, amostrados de métodos validados e considerados sob controle estatístico, definir limites de controle de processo e de precisão que efetivamente representam o método utilizado nas condições de rotina. Entender as necessidades e particularidades dos diferentes tipos de projetos: longo e curto prazo, usina e beneficiamento, produtos e venda. Fornecer conceitos e ferramentas de forma a desenvolver as capacidades dos profissionais a interpretarem e atuarem com excelência na gestão da qualidade dos dados fornecidos pelos laboratórios internos ou externos do controle de processo.
O curso também fornecerá conceitos aplicados a preparação de amostras, ao monitoramento e a qualidade dos dados químicos e físicos gerados e atuar sobre os processos tomando decisões mais assertivas para controle de precisão e exatidão, além de conhecimentos básicos sobre os principais métodos analíticos e para a estruturação de um relatório técnico de QA/QC.
APRENDA SOBRE
- Como estruturar um programa de QA/QC aplicado a laboratórios de mineração;
- Conceitos estatísticos básicos para desenvolver um programa de QA/QC;
- Quais os métodos analíticos mais indicados e aplicáveis a cada etapa de projeto;
- Desenvolvimento de capacidade profissional e de qualidade de processos físicos e químicos laboratoriais;
- Quais são as ferramentas de controle mais indicadas e aplicáveis para processo;
- Como definir limites de controle e precisão que efetivamente representam o método/processo utilizado (definição da fase I do controle de processo);
- Implicações sobre o uso das regras de “ouro” e critérios fixos no controle de processo;
- Como estruturar um relatório técnico de QA/QC.