Quando ocorre uma falha em um projeto geotécnico, os profissionais envolvidos, sejam eles: engenheiros geotécnicos, geólogos de engenharia e geofísicos, são inicialmente induzidos a atribuem sua causa a um evento natural que precede imediatamente a falha, como: terremoto, chuva forte, inundação ou outro. Atribuir a falha ao evento imediato pode ser um grande erro, pois a resposta pode ser o baixo nível de investigações ou mesmo o conhecimento sobre o comportamento dos materiais frente às solicitações. Nessa linha, podemos ainda mencionar arranjos inapropriados, capacitação da equipe, bem como falhas do Design Review.
A maioria das falhas ocorre devido ao fator humano e que pode ser identificada nos seguintes pontos: antes da investigação e durante as discussões com o cliente; durante a investigação, coletando dados inadequados, incompletos ou incorretos, alterando os dados de campo ou ensaios para torná-los mais favoráveis; após a investigação, quando os dados inadequados e as conclusões inválidas forem incorporadas ao relatório final; durante o processo de revisão, quando os revisores aceitam o relatório abaixo do padrão; após as agências regulamentadoras aprovarem o relatório abaixo do padrão; e após o órgão conceder a licença que permite o início da construção e após o início da obra.
Neste curso você encontrará algumas respostas das principais perguntas que fazemos e que regem o comportamento de engenharia dos materiais geológicos, por meio de interações entre aspectos críticos de projeto e casos de estudos, que exemplificarão o contexto.