Oferecido por: Otavio Augusto Boni Lichtcontato@academiadamineracao.com.br
Este texto tem como propósito o tratamento numérico por técnicas estatísticas e representação gráfica de dados geoquímicos. Foi escrito por um geólogo com uma larga experiência em sua vida profissional na análise de dados geoquímicos, mas ao mesmo tempo um professor extremamente preocupado em transmitir conceitos estatísticos da maneira mais didática e simples possível, e que possam ser úteis na análise exploratória e consequente interpretação geoquímica de fatos geológicos. Para tanto, foi adotada a Análise Exploratória de Dados como abordagem para trabalhar os dados obtidos, mas tendo sempre em mente a realidade geológica. Em outras palavras, se a resposta ao método aplicado é quantitativa, a pergunta deve ter caráter geoquímico e, por consequência, a interpretação também.
(...)
o livro foi elaborado para diminuir a ansiedade dos estudantes e profissionais que sentem que suas pesquisas poderiam ganhar muito com uma abordagem quantitativa, mas que têm dificuldade para compreender as fórmulas e demonstrações teóricas, selecionar alternativas e aplicá-las no cotidiano. Por isso tem um forte componente pedagógico, conferindo a todos os temas abordados uma clareza de exposição e uma grande preocupação com os detalhes do formalismo matemático
(...)
Profissionais e estudantes ligados às Geociências estão a usar cada vez mais algoritmos e metodologias existentes em “softwares” amigáveis, mas para que seja evitado se transformarem em simples “pilotos de programas” e/ou “apertadores de botões”, a leitura deste livro é essencial para entender os fundamentos básicos dos aplicativos e avaliar a sua exata utilização. São diversas as circunstâncias em que métodos estatísticos podem e devem ser aplicados na análise de dados geoquímicos, porém a decisão sobre qual método ou modelo a ser utilizado, dependerá sempre da experiência do pesquisador e do objetivo da pesquisa a ser alcançado. Isso fica muito claro ao longo da leitura de todos os capítulos que compõem esta obra, graças ao esforço que o Professor Otavio Licht dedicou ao assunto.

Paulo Milton Barbosa Landim
Professor Emérito
Universidade Estadual Paulista (UNESP)